Santander Brasil Ride Bahia 2022 gera impactos positivos na economia da região

Por: Ascom / Brasil Ride
07/11/2022 - 20:50:28

Em sete dias de ultramaratona, além do movimento do comércio e serviços, o evento impactou quase 400 pessoas na geração de empregos diretos em Guaratinga e Arraial

Novembro de 2022 - A 12a Edição da Santander Brasil Ride Bahia 2022, chegou ao fim e deixou saudades. Mas além dos lindos momentos, a entrega, a superação dos atletas e todo o legado social que o evento representa, a Brasil Ride gera um impacto econômico para a região e é considerada a abertura do Verão em Arraial d'Ajuda.

Hotéis com ocupação máxima, comércio e serviços com grande movimentação e mais de 400 empregos diretos - além dos indiretos - tornam o evento especial para a economia também de Guaratinga, que espera ansiosa pela montagem da Vila Santander Brasil Ride, em uma área a 14km do centro da cidade de 21 mil habitantes.

Atletas, ciclistas, entusiastas, familiares e amigos daqueles que vêm para competir, também aproveitam os equipamentos de lazer da região. Segundo a organização da Santander Brasil Ride Bahia, a movimentação econômica gira em torno de R$ 13 milhões.

 

Importância - Para o vice- prefeito e secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa, a Santander Brasil Ride Bahia é muito importante para Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

"Além de trazer a grande infraestrutura e ser o maior evento de mountain bike da América Latina e do Mundo, envolve os campeões mundiais promovendo visibilidade ao destino e também grande movimentação ao trade, refletindo na hotelaria, restaurantes e comércio local”, destacou. O secretário também elogiou o profissionalismo da organização do evento e o gestor do município, Jânio Natal, em apoiar com a ativa participação das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Serviços Públicos, Guarda Municipal, Portran e Litoral Sul, investindo no nicho do turismo esportivo.

Hotelaria - A hotelaria também colhe os frutos do evento com a ultramaratona e a Maratona dos Descobrimentos. Muitos hotéis chegam a lotação máxima. Os participantes - maioria vinda de outros estados brasileiros e de mais 18 países se hospeda no Vilarejo, que se torna a capital do ciclismo MTB.

Segundo a proprietária do Hotel Maitei, Erika Sanches Pacheco, o esporte faz parte da vida da gestora e de seus filhos e entende a importância também como gerador econômico, pois movimenta o comércio, a hotelaria e os serviços, além de gerar emprego e renda.

"Ter um evento do porte do Brasil Ride em Arraial d’Ajuda, só vem a somar. Acho o evento incrível e sempre acompanho. Este ano, o hotel patrocinou um atleta e mais: fomos a casa dos Guarinis. Eu e minha equipe preparamos tudo com muito carinho, em todos os detalhes, desde a alimentação, dj, entre outros. Adorei a experiência", explicou.

Ações Sociais - Encabeçados pelo Instituto Brasil Ride, ou com apoio da entidade, diversas ações sociais puderam ser vistas durante a ultramaratona. A primeira delas teve a participação dos organizadores no Plogging na Praia, no dia 16 de outubro. Já no dia 21, o encontro foi com os alunos das escolas de Arraial d'Ajuda, em uma palestra em que o protagonista foi o ciclismo. Em Guaratinga, a participação de jovens do grupo Capoeira de Guaratinga e da Banda Marcial da cidade, que se apresentaram na Vila Santander Brasil Ride Bahia também chamou a atenção.

Galeria de fotos extras

 

Para o próximo ano, outra ação será incorporada: o atendimento da carreta médica, durante um dos dias da prova em Guaratinga, para as comunidades do entorno da Vila, carentes de atendimento médico.

Uma cidade dentro da cidade - A Vila construída pela Brasil Ride em Guaratinga é um dos pontos altos para os participantes a ultramaratona. Cercada por uma cadeia de montanhas rochosas e sob o lindo céu estrelado que vigia a Pedra do Oratório, a Vila Santander Brasil Ride recebe uma gigantesca estrutura com 80 toneladas de equipamentos, em uma área de 10 hectares, e capaz de abrigar 1.100 pessoas. Para atender o público, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribui 800 mil litros de água para diversas áreas da cidade, restaurantes, incluindo um para 700 pessoas, fiação subterrânea, banheiros com chuveiros de água quente, tendas para patrocinadores e uma carreta médica completa.

O fundador da Brasil Ride, Mario Roma fala dos números e da grandiosidade do espaço. "Os números impressionam, pois são servidas mais 9 mil refeições, sendo consumidos 4.800 kg de macarrão, 1.200 kg de arroz e 10 toneladas de proteína (carne bovina, franco e peixe), sem falar de 45 mil ovos e 4.000 dúzias de banana”, dimensiona.

Considerada a Giro d’Itália do MTB mundial, a ultramaratona tem início na Uíki, no dia de entrega dos kits e segue até a entrada do último atleta, pelo pórtico da Brasil Ride. De acordo com Pedro Abreu, da Uíki, receber este evento é uma honra, a escolha do espaço não poderia ser mais assertiva.

"Essa parceria que já tem vários anos, só se consolida. Era um sonho para nós, trazermos um evento esportivo e de expressão, que trouxesse o charme e a pegada do esporte, que pudesse gerar impacto e expectativa e que nos ajudasse a vender o destino através do Turismo Esportivo. A cada ano, o evento se transforma e transforma a cidade, com a grande quantidade de pessoas que chegam e participam dessa modalidade de Turismo, levando o nome de Arraial e Porto Seguro para o mundo", destacou.

Crescente - Para atender esta demanda crescente, o empresário informa que quintuplica o número de funcionários da casa. “A Brasil Ride traz um grande staff: são mais de 200 pessoas que vem atuar dentro da ultramaratona. Nosso time também aumenta em cerca de 5 vezes para o atendimento no evento. O que buscamos no Uíki é trazer eventos que possam movimentar a baixa temporada, como é o Super Praia Med e o Brasil Ride, que abre a temporada de verão. É um ganho para nós e para o nosso destino”, finaliza.

A Santander Brasil Ride Bahia tem os patrocínios de Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania, Santander, Specialized, Continental Pneus, Shimano e Unidas – Aluguel de carros, Garmin, Red Bull, HB, Squirt, além da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e da Prefeitura Municipal de Guaratinga. Conta com os apoios de Full Gas, Spot, Thule, Coca-Cola, Parque Nacional do Pau Brasil e Parque Nacional do Alto Cariri. Chancela da União Ciclista Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FBC (Federação Bahiana de Ciclismo). A organização é do Instituto Brasil Ride.

Santander Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Santander Brasil Ride:

Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

_Informações para imprensa: _
Débora do Carmo- Mtb 84625/SP
_ (11) 9 5772-1789_
E-mail: press@brasilride.com.br

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp