Câmara de Eunápolis fará Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Por: Ascom / CME
19/11/2021 - 21:17:57

Por: Ascom/CME

Em Sessão Especial, convocada pelo presidente Jorge Maécio (PP) para o dia 25 de Novembro, a Câmara de Vereadores de Eunápolis, artistas e convidados vão comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (celebrado em 20 de novembro) como forma de ressaltar as dificuldades que ainda precisam ser enfrentadas para superar a desigualdade racial no Brasil. 

A data foi instituída oficialmente em 2011 com o objetivo de homenagear Zumbi dos Palmares, herói da resistência negra contra a escravidão no Brasil.  Esta é a primeira vez que o Legislativo eunapolitano comemora a data.

Esta Sessão Especial será realizada logo após a sessão ordinária e contará com apresentação Samba de Roda; Recital de Poesia; apresentação Musical de Rap em uma mistura de rimas, ritmo e poesia com a participação de jovens do Bairro Rosa Neto. O evento termina com apresentação de uma Roda de Capoeira.

 

Dois grupos tradicionais vão se apresentar no auditório principal. Os alunos do Ponto de Cultura Capoeira Raça do Contra-Mestre Wilson Bittencourt, que treinam no espaço da Escola Gabriel José Pereira, no Bairro Centauro, e os alunos do Grupo MCA Capoeira, sob a coordenação do Contra-Mestre Diel, cujo treinamento é feito na Escola Municipal Frei Giuseppe Iacoiello, no Bairro Tiago de Mello II.

As apresentações serão no plenário do primeiro pavimento, observando o uso de máscaras e de álcool em gel e o distanciamento social.

DIA MUNICIPAL DA CAPOEIRA

Nesta sexta-feira (19 de novembro) é comemorado em Eunápolis o Dia Municipal da Capoeira. A data foi instituída no calendário local em 2015, quando a Câmara Municipal aprovou projeto de lei de autoria do vereador Lucas Leite (PT) reconhecendo a Capoeira como Patrimônio Imaterial do Município, protegendo e salvaguardando esta manifestação cultural de origem genuinamente afro-brasileira, no sentido de divulgar e perpetuar esta cultura popular.

Em todo o país, é possível encontrar as famosas “rodas de capoeira”. Além dos golpes e movimentos ágeis, a música também está presente e é considerada essencial na prática do esporte. Os capoeiristas não aprendem somente a lutar, mas também a cantar e tocar instrumentos como o berimbau, típico desta manifestação cultural.

Imagens de divulgação são do grupo de capoeira do contra-mestre Diel, que treina no Bairro Tiago de Melo II, em Eunápolis. E ainda, imagem, em primeiro plano, do presidente da Casa, Jorge Maécio, que convocou a primeira sessão especial para comemorar a data. 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2021 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
CNPJ: 12.652.562/0001-07 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp