Hans Becking (HOL) e José Dias (POR) iniciam a Santander Brasil Ride Bahia com vitória no prólogo

Por: Ascom / ZDL
07/11/2021 - 21:00:47

Dupla luso-holandesa abriu 36 segundos de vantagem na liderança da ultramaratona após o prólogo. No feminino, vitória brasileira com Marcella Toldi e Lutecia Azevedo. Etapa 2 tem largada nesta segunda-feira (8) às 7h em Arraial d'Ajuda

Novembro, 2021 - A 11ª edição da Santander Brasil Ride Bahia teve início na tarde deste domingo (7) em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, com a realização do prólogo de 20,8 km e 327 m de altimetria acumulada. Apontada como uma das favoritas, a dupla formada por Hans Becking (HOL) e José Dias (POR), da Buff Scott MTB, saiu na frente e venceu a primeira de sete etapas da principal stage race premium do mundo. Na elite feminina, a vitória foi brasileira, com Marcella Toldi e Lutecia Azevedo, da 4Fun Bike Center.

A dupla de Hans Becking e José Dias foi a segunda do dia a largar na arena da Santander Brasil Ride Bahia, apenas 30 segundos após Tiago Ferreira (POR) e Wout Alleman (BEL), da DMT Race Team. Hans e José foram os mais rápidos do prólogo, com o tempo de 47min38. Os melhores brasileiros foram Lukas Kaufmann e Sherman Trezza, em 48min15, conquistando a segunda posição e a camiseta de líderes das Américas. O top 3 teve Edson Rezende e Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing), em 48seg54. Tiago e Wout, também favoritos ao título, ficaram em quarto, em 48min54, a 1min15 dos líderes.

 

Hans e José não esconderam a felicidade por terem começado com tudo a edição de 2021 da prova no extremo Sul da Bahia. "Muito bom iniciar com essa camiseta amarela. Decidimos começar devagar, porque a temperatura estava muito quente. Rodamos no nosso ritmo e fizemos uma boa apresentação. Vencer a primeira etapa é bastante legal, para a nossa confiança, mas sei que foram apenas cerca de 5% da prova toda. É sempre bom começar com o pé direito e não precisar correr atrás. Temos uma semana inteira pela frente, mas estou bastante feliz pelo início", comemorou o holandês.

"Esta é minha terceira vez na prova, porém a primeira ao lado do Hans. Para nós este prólogo era uma incógnita. Estava muito calor e sabemos que este é um ponto crucial da disputa. Ouvimos nosso corpo, administramos a temperatura, que é realmente diferente nesta época do ano de Portugal para aqui. Estar aqui e vencer esse primeiro dia, é bom demais. Não poderia ser melhor", enalteceu José Dias.


Café dos Guarinis

 

Camiseta Branca para veteranos da prova - O fato de terem competido ao todo 17 vezes na prova na somatória da dupla, dez vezes Lukas Kaufmann e por sete oportunidades Sherman Trezza, fez toda a diferença para os experientes ciclistas iniciarem o evento com a vice-liderança no geral e a primeira colocação entre os ciclistas das Américas. 

"Inicio positivo, porque é uma etapa muito intensa, principalmente para o Lukas, há muito tempo sem competir. Ou seja, era uma dúvida saber como iríamos desempenhar. Estamos felizes, porque andamos equilibrados. Nos ajudamos bastante e isso mostra que nenhum de nós dois está mais forte ou fraco do que o outro. Subir no pódio é uma recompensa. Prova redonda, sem erros. Felizes demais pelo resultado, sabendo que nesta segunda a ultramaratona começa de verdade", contou Sherman.

 

"Mais de um ano sem competir, medindo esforço apenas por aplicativos esportivos. Tentei me manter em força e fiz treinos específicos para a Santander Brasil Ride Bahia, mas não foi tão ótimo como eu gostaria. Estamos na frente de jovens atletas brasileiros, que são muito fortes e evoluíram demais, ou seja, mostra que eu e Sherman nos complementamos realmente bem. Ele melhor no plano e eu nas subidas. Estamos inteiros e estou mais do que feliz", vibrou Lukas.

Quarta posição para Tiago e Wout - Dupla que iniciou a prova com o numeral 001, Tiago Ferreira e Wout Alleman tiveram um desempenho satisfatório dentro de sua avaliação. "Primeiro dia é sempre intenso e de nervosismo para começar. Os atletas têm um choque, com o calor aqui da Bahia, especialmente o Wout não sentiu-se bem, por não estar habituado a grandes temperaturas. No entanto, acredito que foi um bom início. Tentamos rodar da melhor forma quando ele começou a sentir o calor e acho que nesta segunda começa a prova de verdade. Estamos na luta, não tivemos nenhum tipo de problema e estamos felizes por estar aqui e por tudo ter corrido bem", analisou Tiago.

 

Mau início para a Specialized Racing BR - A dupla formada por Gustavo Xavier e Alex Malacarne, dois estreantes e considerados favoritos na competição, teve que superar um problema logo nos primeiros dez metros da competição. Malacarne teve sua corrente estourada e levou cerca de dez minutos para realizar o conserto. Ou seja, o sonho de disputar as primeiras colocações começou mal, ao terminarem os 20,8 km do prólogo em 59min37. 

Elite feminina - Na disputa feminina, o início foi melhor para a dupla brasileira formada por Marcella Toldi e Lutecia Azevedo, que cruzaram a linha de chegada em 1h03min48. A segunda colocação ficou com as alemãs Naima Diesner e Anna Jördens, da 9th Wave Cycling Doctore Bike. Aline Olmedo e Lucineia Brunetta completaram o top 3 do prólogo, em 1h05min04 e 1h11min18, respectivamente.

"Me senti muito bem neste prólogo. Lutecia e eu estamos em sintonia e trabalhamos super bem durante esta primeira etapa. O astral está ótimo. Chegamos cerca de um minuto na frente da dupla segunda colocada. O prólogo é só uma pequena parte, mas é uma prévia do que será essa Santander Brasil Ride Bahia", comentou Toldi. "Estou confiante. Só acaba quando termina, mas essa competição vai ser nossa", completou, esbanjando confiança.

"Foi uma diversão absurda. Foi muito melhor do que eu imaginava. Percurso super técnico e melhor do que ontem (sábado), quando fizemos o reconhecimento e estava escorregadio. Deu para acelerar tudo o que podíamos. Foi show. Agora, esperar para ver esses seis dias pela frente. Tenho certeza que vai dar tudo certo", avaliou Lutecia.

Café da manhã dos Guarinis - O tradicional Café da Manha dos Guarinis, aqueles ciclistas que competiram três ou mais vezes a Santander Brasil Ride, foi realizada na manhã deste domingo no Eco Park Resort, em Arraial d'Ajuda. Lá, estiveram convidados da organização, além deste seleto grupo de competidores que marcaram seu nome na história da principal stage race premium do mundo.

Programação ao vivo - Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (6) a sábado (13). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:
Domingo - 07/11 – 19h
Segunda - 08/11 – 20h
Terça - 09/11 – 19h
Quarta – 10/11 – 19h
Quinta – 11/11 – 20h
Sexta – 12/11 – 19h
Sábado – 13/11 – 21h

Resultados do prólogo

Elite masculina:

1 - Hans Becking e José Dias - 47min38
2 - Sherman Trezza e Lukas Kaufmann - 48min15
3 - Edson Rezende e Ulan Galinski - 48min46
4 - Tiago Ferreira e Wout Alleman - 49min57
5 - Mario Veríssimo e Kennedi Lago - 50min01

Elite feminina: 

1 - Marcella Toldi e Lutecia Azevedo - 1h03min48
2 - Naima Diesner e Anna Jördens - 1h95min04
3 - Aline Olmedo e Lucinéia Brunetta - 1h11min18
4 - Ada Pires e Raiza Zortea - 1h19min47
5 - Magdalena Estrada e Lilian Pedroso - 1h22min03

O Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte apresentam a Santander Brasil Ride Bahia, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que em 2021 chega a 11ª edição, tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Santander, Specialized, Jeep, Shimano e Unidas. Conta com os apoios de Continental, Full Gas, HB, Garmin, RedBull, Spot, Squirt, Thule, além de ter as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga e o Instituto Brasil Ride como apoiadores institucionais do evento. 

As 7 etapas da ultramaratona:
2ª etapa, dia 8/11 - 132 km e 2.350 m de altimetria de Arraial a Guaratinga 
3ª etapa, dia 9/11 - 58,7 km e 1.350 m de altimetria em Guaratinga
4ª etapa, dia 10/11 - 103 km e 2.377 m de altimetria em Guaratinga
5ª etapa, dia 11/11 - 143 km e 2.336 m de altimetria de Guaratinga a Arraial
6ª etapa, dia 12/11 - 31,7 km e 564 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
7ª etapa, dia 13/11 - 46,7 km e 548 m de altimetria em Arraial d'Ajuda

Santander Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Santander Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa ZDL Sports:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br
Site: http://zdl.pressroom.com.br

Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Parceiros nesta empreitada

DUDA BIKES - Av. Mal. Castelo Branco, 70 - Centro, Teixeira de Freitas - BA, 45995-041 - 73 3013.3802/ 99818-8705 | E-mail: dudabikes@hotmail.com

Pousadas FLAMBOYANT e AQUARIU (Raone).

SOUZA CICLOPedalando com vocês
Av. Santos Dumont, 642 – Centro – Eunápolis – Bahia – Fone: 3281-0507.

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Eunápolis
Rua Pedro Calmon, 242 – Centro – Eunápolis - Fone: 3281-3022.

MED CENTER - A medicina do futuro atuando no presente
Av. Conselheiro Luís Viana, 111, Eunápolis - BA - Telefone: (73) 3261-8200.

EUNAPOLIS IMPORTADOS
E-mail: eunapolisimportados@hotmail.com,eunapolisimportados@gmail.com
END RUA 05 DE NOVEMBRO Nº33 - CENTRO - EUNÁPOLIS BA - TELEFONE 73-3261-5307

SICONTECAssessoria Contábil - www.sicontec.com.br
Rua Lions, 396 1º. Andar - Eunápolis – Bahia – Telefone: 3281-5198 – E-mail: sicontec@inforloc.com.br

RESTAURANTE DO JOILDO – Pratos típicos e regionais e um delicioso churrasco
Estrada do Mucugê, 01 – Arraial D`Ajuda – Porto Seguro – Bahia – Telefone: (73) 3275-2021
instagram: @churrascariadojoildo – E-mail: churrascariadojoildo@live.com

CABANA GRANDE –

CARLITO JUNIOR – Advogado

HOSPITAL DA BIKE - Rua Wilson Nunes, 700 Juca Rosa – Eunápolis – Bahia
73 81667882 WhatsApp

LANCHERIA PIT STOP – Av. Dom Pedro II,   - Centro – Eunápolis – Bahia

SANTIN BIKE - Rua Luiz Viana filho 54 centro Porto seguro 73 98805-0606 WhatsApp
instagram: santinbike

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp