Brasil Ride chega com força total em Minas Gerais na próxima temporada

Por: Ascom / ZDL
18/12/2020 - 07:28:58

Agência fará, em março de 2021, a estreia no estado que é considerado o berço do mountain bike nacional, com as provas Brasil Ride Espinhaço e a Maratona do Cipó

Dezembro, 2020 - Principal agência promotora de eventos ciclísticos no País, a Brasil Ride chega com tudo no ano que vem em Minas Gerais, estado que é considerado o berço do mountain bike nacional. Entre os dias 2 e 6 de março, estarão reunidos em Conceição do Mato Dentro alguns dos melhores ciclistas do mundo, entre eles campeões olímpicos e mundiais, disputando a Brasil Ride Espinhaço. No último dia do evento, sábado (6), outras centenas de atletas se juntam aos participantes da prova por etapas, para a disputa da Maratona do Cipó, corrida responsável por fechar com chave de ouro a disputa.

A competição tem tudo para ser o grande assunto de 2021 em Minas Gerais. Isso porque o estado vai receber pela primeira vez renomados ciclistas estrangeiros, como o holandês Bart Brentjens, primeiro campeão olímpico e mundial, e o português Tiago Ferreira, vencedor europeu e mundial. Uma espécie de "cereja do bolo" na estreia da competição em território mineiro que, pela grande quantidade de ciclistas, é considerado por muitos o coração do mountain bike brasileiro.

Questionado se a chegada da Brasil Ride a Minas Gerais pode ser considerada um momento importante para a história do ciclismo local em função de receber atletas deste nível, o presidente da Federação Mineira de Ciclismo, Paulo Aquino, não titubeou em confirmar. "Sem dúvida nenhuma, principalmente por se tratar de um ano olímpico, no qual estes atletas estão muito em evidência e prestes a competir", avalia Aquino.

"Conceição do Mato Dentro é considerada por muitos como a capital mineira do ecoturismo e tem como principal atração as cachoeiras, recebendo um volume alto de turistas durante o ano. Somando este conteúdo à realização da Brasil Ride, a região torna-se também conhecida e valorizada para a prática de competições de alto rendimento. Trará um giro maior na economia local com o consumo de produtos e serviços entre os negócios locais e a melhoria na qualidade, o que pode resultar possibilidades de expansão na região", prevê o gestor da FMC.

Ciclista com grande histórico de conquistas nas provas da Brasil Ride e, atualmente, treinador e dono da Assessoria OCE, Hugo Prado Neto elenca os pontos de destaque do Espinhaço. "Nós aqui de Minas Gerais estamos vendo com muito bons olhos o evento. O estado tem se consolidado como uma grande potência do mountain bike, com vários atletas de ponta vivendo aqui, por causa da topografia e da geografia", comenta Hugo Prado Neto.

"O local da prova, ao meu ver, é um dos melhores para a prática do MTB, não só no Brasil, mas como no mundo todo. Por essas características, sua beleza local e trilhas, pode tornar-se a principal prova deste esporte mundialmente falando. Como treinador, vejo toda empolgação dos atletas amadores e profissionais. Então, nada mais óbvio do que ter uma prova premium no estado que também é premium no MTB", completa.

Intercâmbio cultural - O poder de romper fronteiras é uma marca da competição, que sempre recebe ciclistas de diversos países. Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, já estiveram representadas nas provas realizadas pela Brasil Ride no País. Um deles é o suíço Lukas Kaufmann (FKS Factory Racing), que disputou todas as edições da ultramaratona na Bahia e não esconde a ansiedade de competir no quintal de casa, uma vez que mora em Belo Horizonte desde que pisou o solo brasileiro pela primeira vez, em 2010.

"Conceição do Mato Dentro tem tudo para receber uma prova de sucesso. É uma região feita para o mountain bike. Com a chegada da Brasil Ride, a cidade tem toda possibilidade de crescer e ser conhecida no mundo todo. No inverno europeu, os ciclistas que lá vivem procuram locais para viajar e no Brasil sobram lugares. É o país com o maior potencial no mundo. Acredito que não tenha nada igual ao Espinhaço por aqui. Alguns lugares até são parecidos, mas nada como lá, que é do lado de Belo Horizonte, uma capital de estado com toda estrutura. Os estrangeiros irão adorar. Vou torcer muito para dar certo e ficarei feliz com o sucesso", enaltece Kaufmann.

Desenvolvimento social - A chegada da Brasil Ride nos locais por onde passa sempre é transformadora em vários aspectos. Esse é um dos poderes que eventos de grande porte, como a Brasil Ride Espinhaço, têm de mudar o cotidiano das pessoas, seja direta ou indiretamente. Natural da Chapada Diamantina, na Bahia, onde tudo começou na história da ultramaratona, o jovem Ulan Galinski, hoje ciclista profissional da Caloi Team, é um dos frutos colhidos pela realização do evento.

"A Brasil Ride é um megaevento esportivo e o esporte tem um poder social muito grande. Todos que tiverem a chance de prestigiar a prova, sairão de lá com uma mensagem importante. A cultura do ciclismo tem esse poder, seja você competindo, fazendo parte da organização, ou apenas como espectador. E isso acaba inspirando e incentivando os nativos da comunidade a conhecer e praticar o esporte. Quem sabe não saia dali um futuro campeão", destaca Ulan.

"Além do mais, pelo fato de ser um evento grandioso, acaba mexendo e beneficiando toda a economia da cidade e da região, ajudando no desenvolvimento e crescimento de toda comunidade de forma geral", completa.

Inscrições seguem abertas - Os ciclistas interessados em garantir uma vaga para disputar a Brasil Ride Espinhaço devem se inscrever no hotsite da competição: 
http://www.brasilride.com.br/press/prova/Brasil_Ride_Espinhaco_2021.
Todas as informações da prova estão disponíveis no link acima.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações da Brasil Ride:
Site: www.brasilride.com.br
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE
Instagram: www.instagram.com/brasilride

Informações para imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209
E-mail: gustavo@zdl.com.br

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp