Com reabertura das ciclofaixas, especialistas dão dicas de como pedalar de modo seguro em São Paulo

Por: Kaique Ferreira
17/07/2020 - 22:00:24

Neste período, vale atentar-se aos cuidados básicos, desde antes de sair de casa até o momento da prática esportiva

A cidade de São Paulo (SP) reabre, a partir deste final de semana, as ciclofaixas de lazer. Importante meio de entretenimento e esporte aos paulistanos, o espaço costuma atrair milhares de pessoas nos meses de pleno funcionamento. Mas, neste período de pandemia, seu uso requer uma atenção especial dos ciclistas. Assim como a circulação por parques e por ruas da cidade. 
 
Por conta desses fatores, médicos e especialistas em bikes dão dicas de quais os cuidados que os praticantes precisam ter neste momento para aproveitar ao máximo os benefícios das bicicletas:
 
Higienização: Atuando na linha de frente do Covid-19, o médico e ciclista, Dr. Paulo Antonaccio (mantenedor do perfil @doctors.bike) afirma que os cuidados começam antes de subir na bike. É necessário limpar os guidões e demais regiões da bike que possam estar em contato com o corpo. Essa higienização deve ser feita com álcool gel ou líquido 70% - ou em porcentagem acima dessa. O ideal é evitar as receitas caseiras, uma vez que, para a finalidade de desativação do vírus, essas são as formas com eficácia efetivamente comprovadas.
 
Dr. Paulo ainda reforça que não é o momento de utilizar bikes compartilhadas. “A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva recomenda que nenhum equipamento seja compartilhado entre atletas durante a prática de exercício físico”, explica. Isso porque, com uma bike própria, há a segurança da utilização única pelo proprietário, enquanto, com a compartilhada, há a chance de um indivíduo contaminado ter utilizado, o que pode gerar a contaminação por superfície. 
 
Máscara: O médico explica que, para a prática esportiva, os cuidados com a máscara seguem o mesmo protocolo da utilização no dia a dia, isto é, a troca deve ser realizada a cada duas horas de uso, por conta da umidade que gera. Atualmente, já existem máscaras desenvolvidas especificamente para a prática esportiva, como a Fiber, que possui uma tecnologia específica e conta com um filtro descartável no interior da máscara, com eficácia de 95%. A duração é de até 12 horas e, após esse prazo, basta trocar o filtro para reutilizar o item. 
 
Informação: Para quem quer aderir a bike como transporte ou opção de lazer, antes de sair pedalando por aí, o que vale é se preparar e contar com a ajuda de quem entende do assunto. Para atender a essa turma de novos ciclistas, a semexe, um marketplace especializado na venda de bikes e acessórios novos e usados, ampliou, por exemplo, o número de consultores experts para auxiliar nas dúvidas dos consumidores, desde método de limpeza, equipamentos de segurança no trânsito, até como escolher a bike ou o equipamento de treino ideal para cada pessoa. 
 
"Neste momento é importante termos consciência de que a situação ainda não está normalizada e que precisamos ter cuidados dobrados. Muita gente precisa da bicicleta como transporte e ao mesmo tempo já estamos vendo bastante gente começando a pedalar por lazer individualmente. A dica aqui é uma pilotagem segura para evitar acidentes, seguir evitando aglomerações e buscar a bicicleta correta para a sua necessidade. Nos últimos meses, recebemos muitas dúvidas de ciclistas iniciantes, e nosso time de especialistas nunca atendeu tantas pessoas de uma vez", afirma Gabriel Novais, um dos fundadores da semexe.
 
Distância entre praticantes: De acordo com estudo recente realizado pelo Texas Medical Association, o risco de se contaminar ou transmitir o vírus ao andar de bicicleta é classificado como baixo e moderado, mas vale atentar-se aos cuidados necessários, como realizar a atividade de forma individual, e com uma distância mínima de 20 metros de outros ciclistas. “Há estudos que comprovam que, com o aumento da frequência respiratória e exaustão do corpo, mais gotículas são liberadas na prática do pedal, então, caso haja uma pessoa logo atrás, ela receberá toda essa carga de gotículas, por isso torna-se necessário manter este distanciamento”, explica Antonaccio. 
 
Estímulo para adoção da bike no dia a dia: A bike é um dos transportes mais seguros para se deslocar em meio a pandemia, e tem se tornado uma tendência na Europa, nos EUA e também aqui no Brasil. Para facilitar o acesso a ela em meio a essa crise, o mercado nacional tem trazido condições bem interessantes aos ciclistas. A semexe, por exemplo, implantou, de modo inédito no País, a possibilidade de parcelamento de bikes novas e usadas em até 60 vezes. Deste modo, quem quer aderir a bicicleta como meio de transporte, pode fazer isso com prestações que pesam menos ao bolso. E, em todo o processo, ainda recebem auxílio de como lidar com o momento de pandemia e aproveitar ao máximo a nova forma de se deslocar pela cidade. 
 
Para mais informações:
 
Andréa Pimentel -11 96658-4542
andrea.pimentel@canoacomunicacao.net 

 
PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp