Shimano Deore M6100 chega com 12 velocidade

Por: Pedal.com.br
14/05/2020 - 08:29:06

Novo grupo intermediário chega com diversas tecnologias herdadas diretamente da linha de topo de gama da Shimano

Por: Gustavo Figueiredo 

https://www.pedal.com.br/shimano-deore-m6100-chega-com-12-velocidades-e-novidades-tambem-para-11-e-10-velocidades_texto14364.html

Em 2018, a Shimano, maior fabricante de componentes de transmissão de bicicletas do mundo, entrou na briga do mercado dos câmbios de MTB, com 12 velocidades com o lançamento do Shimano XTR M9100. Cerca de um ano depois, a gigante japonesa apresentou os grupos Shimano XT M8100 e o SLX M7100, que herdaram boa parte das tecnologias do modelo topo de gama e as mesmas 12 velocidades.

Agora, com a apresentação do Deore M6100, que chega também com 12 velocidades, a marca da mais um passo na direção da popularização de seus grupos 1x12. Como era de se esperar, boa parte das soluções técnicas foram aproveitadas das linhas mais altas e, além disso, o novo grupo ainda conta com novidades bem legais para quem anda com 11 ou 10 velocidades, seja com uma ou mais coroas, com o lançamento dos grupos Deore M5100 e M4100.

Cassete Deore M6100

Assim como os outros grupos da Shimano com 12 velocidades, o novo Deore utiliza um cassete no padrão Microspline, que têm estrias menores. Se no XTR a construção é em três materiais, com pinhões em aço, titânio e alumínio, no Deore a construção é feita apenas em aço, o que aumenta consideravelmente seu peso. Vale destacar que todos os cassetes de 12 velocidades da Shimano podem ser comprados em partes, para reduzir o custo de manutenção.

Felizmente, o novo cassete 10-51 Deore conta com um dos maiores destaques da linha 12 da Shimano, o sistema de engates Hyperglide+. Nos testes que realizamos, sentimos uma vantagem significativa, tanto na velocidade quanto na consistência da comutação das marchas, permitindo trocas mesmo sob pressão. Ele é totalmente compatível com os componentes topo de gama.

Câmbio Traseiro

Mais uma vez, a construção básica é muito semelhante ao XTR, XT e SLX. O novo Deore M6100 possui trava e desenho compacto (Shadow RD+), além de contar com as roldanas de 13 dentes. O modelo tem o mesmo desenho básico de cage, com a proteção se estendendo na roldana inferior para evitar descarrilhamentos. Assim como o cassete, ele também é totalmente compatível com os componentes topo de gama.

Corrente

A nova corrente de 12 velocidades possui desenho Dynamic Chain Engagement +, que, segundo a Shimano, melhora o contato da corrente com o restante da transmissão, para reduzir ruídos e quedas, além de melhorar as trocas. A CN-M6100 não possui revestimento Sil-tech e nem cromeagem, tendo uma durabilidade menor do que suas irmãs mais avançadas.

Pedivela 1x12

A nova pedivela da linha M6100 tem exclusivamente uma coroa no padrão de montagem direta do restante da linha 12V da Shimano. Eles aposta no desenho Dynamic Chain Engagement + e nos dentes estreito-largos para garantir uma boa retenção da corrente. O belo braço da pedivela tem em desenho com um rebaixo que protege um logo holográfico que muda de cor. Apesar de bonita, a peça não tem construção oca como os modelos mais avançados, o que acaba elevando seu peso.

Trocadores

Para quem usa, uma das maiores diferenças nos grupos de 12 velocidades da Shimano, tirando obviamente o peso, são os trocadores. A cada etapa para baixo, o componente vai perdendo tecnologias de acionamento. No Deore, o sistema de fixação é I-SPEC EV, porém com menos amplitude de ajuste do que nas gamas superiores.

Além disso, a única tecnologia presente nas trocas é o 2-Way-Release, que permite baixar as marchas no pinhão puxando ou empurrando a alavanca dianteira do trocador. Nos modelos de gama maior, o Instant Release realiza as trocas assim que você aperta o botão, e Multi Release permite trocar várias marchas de uma vez só.

Freios

Sempre destaque na linha da Shimano, os freios Deore M6100 chegam com características técnicas realmente impressionantes, além de contarem com pinças de 2 ou 4 pistões acionadas pelo mesmo manete - que alias já conta com o desenho mais rígido, com segundo ponto de apoio, tecnologia Ice-Tech e Servo Wave, que aproxima a sapata rapidamente do disco na primeira parte do curso da manete, para depois multiplicar a força dos dedos a partir do momento em que a sapata toca o disco.

Outro detalhe legal nas novas pinças é o próprio desenho das cavidades do óleo por dentro da pinça, que permite sangrias muito mais fáceis e eficientes, com as bolhas de ar sendo retiradas com mais facilidade.

Pesos

Conclusão

Os novos componentes Deore M6100 de 12 velocidades são, de fato, um importante passo na popularização dos grupos 12V da gigante japonesa. Os componentes parecem ser bem acertados e espera-se que o desempenho seja consistente, que normalmente é o caso com a Shimano.

Além disso, a nova linha é importante para quem já anda com grupos 12V da Shimano, principalmente nas gamas XTR e XT, já que a redução no custo de componentes para substituição realmente é muito bem vinda. Até porque, atualmente um cassete Deore XT M8100 pode custar mais de mil reais.

Para quem quer entender mais dos modelos, preparamos um artigo com todos os modelos de grupos Shimano de MTB explicados por hierarquia.

Mais informações no site oficial da Shimano.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp