Bike Series: Ciclistas realizam testes das rodas Roval CLX 50

Por: Ascom / SPZ
06/12/2019 - 17:02:37

Programa Test The Best disponibiliza conjuntos de rodas de carbono Roval CLX 50 para os atletas competirem no Bike Series 3 Horas no Autódromo Capuava Racing

Pedalar por 3 horas no autódromo Capuava Racing, em Indaiatuba (SP, em um asfalto perfeito, com curvas, subidas e descidas desafiadoras por si só já é uma experiência diferenciada. 

Agora para o seleto grupo de ciclistas que se propuseram a testar as novas rodas de carbono Roval CLX 50, a participação na Bike Series foi ainda mais especial:

“As Roval CLX 50 em primeira impressão traz nitidamente uma sensação de leveza e estabilidade. A rolagem da roda é diferente das rodas convencionais, fato dos cubos com rolamentos cerâmicos, mas ao meu ver o que mais diferencia é a questão aerodinâmica para o aumento da rolagem e estabilidade. Nos testes mesmo em baixa velocidade ao soltar as mãos do guidão a bike fica ali muito estável, justamente pela giroscopia da roda”, comentou o atleta Vicente Neto, residente de Porto Feliz (SP).

“Depois testei as rodas em alta velocidade no sprint, o que me permitiu ultrapassar facilmente os 60km/h e nas descidas atingindo os 80km/h, em que consegui até um KOM (melhor tempo dentro de um segmento no Strava “King of Mountain”) que eu perseguia a muito tempo. Muito notável também é a performance da roda para se manter uma passada forte no plano, ou falso plano, algo importantíssimo no ciclismo. Como dito a roda tem uma giroscopia com menor arrastro e movimento embalado, ou seja, isso é uma tecnologia que só pode ser adquirida em um túnel de vento, enfim a pedalada não se perde e fica mais fácil para manter o rítmo”, descreve Neto, que utilizou as rodas em sua Allez Sprint, completando 36 voltas e a conquista da 7º posição na categoria Sport 40-44 anos e 13º na classificação geral (dentre 500 inscritos).

 

De volta ao ciclismo 

Andar de bicicleta a gente nunca esquece. Está afirmação é endossada pelo relato de Denis Santos que retornou ao ciclismo com todo o entusiamo.

“Sou ciclista desde criança, retomei o ciclismo faz 3 anos, desde então tenho tido uma paixão pelas Road Bikes da Specialized! Foi impressionante a diferença que o par de rodas Roval CLX 50 fizeram durante toda a prova do Bike Series Capuava 2019, tornando as subidas mais leves (consegui PR's em todas as subidas em relação ao ano anterior), uma velocidade de reta impressionante, tudo isso passando uma sensação de segurança na mais alta velocidade”, conta o Arquiteto de Soluções na área de TI na Natura Cosméticos.

“Mais confiança e estabilidade"

Para o comerciante Fabio Camargo, que pedala há 20 anos, o desempenho das rodas Roval CLX50 surpreendeu pela estabilidade e mais confiança na pedalada:

“As rodas se saíram muito bem, a principio me preocupei pelo fato do perfil ser alto por conta do circuito ter subidas, mas quando começou a prova senti muita segurança nas entradas das curvas, passou muita confiança, estabilidade perfeita, os pneus 26 (de largura) foram perfeitos e fizeram a diferença. Quando precisei acelerar a resposta foi muito rápida, a roda embala muito e consegue manter a velocidade facilmente” diz o ciclista que consagrou-se vice campeão da categoria 40/44 anos com uma velocidade média de 33 km/h. 

“Durante a prova tivemos ventos para todos os lados, por se tratar de um circuito e mesmo nas rajadas laterais pelo fato da roda ter um perfil mas alto que o convencional, não senti nenhum efeito do vento. Nas curvas, sem importar por onde eu entrava as rodas me permitiam atacar fortemente e nessas em descidas eu via que eu distanciava a frente do pelotão e tinha que segurar um pouco. Enfim com roda leve e de alta rolagem a subida fica fácil com um passo acima do que eu estava acostumado, principalmente pedalando em pé sem sentir aquela torção da roda dianteira. Difícil é voltar a realidade agora com umas rodas convencionais”, completa Neto, que é engenheiro e apaixonado por bikes há mais de três décadas.

Por dentro dos detalhes 

O conjunto de rodas Roval CLX 50 foi projetada para ser aerodinamicamente otimizada, ultra-largas e leve com 1.375 gramas. 

Para seu desenvolvimento: “Nós nos mergulhamos em modelagem Dinâmica de Fluído Computacional para produzir várias formas de aro que poderiam tornar a CLX 50 a mais rápida e leve possível. Levou algum tempo, mas conseguimos chegar em três designs de rodas que foram fabricadas, montadas e colocadas em nosso Win Tunnel. No túnel, testamos cada roda, nossa e da concorrência, com um pneu 24C (com 26mm de largura), já que os pneus podem afetar os testes drasticamente. Projetamos nosso aro baseado em um pneu com dimensões mais modernas, já que pneus mais largos podem rodar com menos pressão, mas ao mesmo tempo são eficientes aerodinamicamente quando combinados com aros com a largura correta”, explicam os engenheiros da Specialized Bicycles.

Ficha técnica 

  • Tipo de Aro: Aro Clincher de carbono, 2Bliss Ready
  • Material do aro: carbono
  • Superfície de frenagem: Fibra de carbono.
  • Altura da pista de frenagem: 12 mm
  • Profundidade do Aro: 50mm
  • Largura do Aro: 20,7mm interno, 29,4mm externo
  • Padrão de enraiação: Radial
  • Número de raios: 16
  • Tipo de raio: DT Swiss Aerolite cabeça em T
  • Tipo de nipple: DT Swiss Pro Lock hexagonal
  • Cubo traseiro: Roval AF1 e rolamentos cerâmicos CeramicSpeed.
  • Método de montagem: Montadas à mão
  • Extras: Bolsa de roda acolchoada Roval, quick-release de aço Roval, plugues sem câmara Roval e válvula sem câmara, pastilhas de freio SwissStop Black Prince.
  • Peso: 607g dianteira e 770g traseira
  • Preço sugerido: R$5.799,00 (dianteira) e R$ 8.499,00 (traseira)
  • Onde encontrar: https://www.specialized.com/br/pt/shop/equipment/bike-components/wheels/c/wheels?q=%3Aprice-desc%3Aarchived%3Afalse&page=2

Sobre a Specialized
A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, seu foco está nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.
 
Atendimento à imprensa
Andre Piva
Fone: 
(11) 982 420 488
E-mail: specialized@bikenamidia.com
Instagram: @bikenamidia
Facebook: @bikenamidia
Twitter: @bikenamidia

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2020 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Brito Santos Comunicações e Publicidades Ltda.
Fones: (73) 9 9111-2313 / (73) 9 8158 2860