Espaço cultural do Viola de Bolso: não arredamos o pé

Por: Ascom / VioladeBolso
12/09/2019 - 21:04:19

O Espaço cultural do Viola de Bolso esteve de portas abertas ao público nos últimos três anos sem nenhum apoio institucional, seja de governo ou de empresa.

Nos dez anos de presença do espaço cultural ali no bairro dr. Gusmão, em Eunápolis, 03 anos foram sustentados pelo projeto de “Ponto de cultura”, Programa do MINC através do edital púbico da Secult Ba, do governo da Bahia nos anos 2009 a 2012; Nos 03 anos seguintes{2013 a março de 2015} o local contou com um apoio parcial vindo da Secretaria municipal de Educação, garantindo o funcionamento e a realização das atividades, numa parceria com a administração municipal na gestão Neto Guerrieri.
Vale lembrar que este apoio se dava basicamente com a ‘liberação de pessoal’, no máximo 04 pessoas atuando no projeto do Viola.

Ao contrário do que muita gente pensa, o espaço cultural nunca recebeu verba específica da prefeitura de Eunápolis, não porque não quisesse, mas sobretudo porque a cidade nunca teve uma política pública de cultura, a qual cumpriria a função de cuidar, ordenar e direcionar as ações e programas culturais, na promoção, valorização, financiamento e fruição da cultura no município. Insistimos em afirmar que a cultura é um direito e como tal, cabe ao estado a garantia desse direito.
enquanto isso não acontece, vamos nos virando....

Portanto, lá se vão 04 anos(2015 a 2019) em que o espaço cultural do Viola de bolso se vira como pode, sobrevive na resistência e na luta, a partir de sustentação coletiva, baseada em suas pequenas ações, seja nos shows, nas feiras ou demais apresentações de grupos , bandas, coletivos que utilizam o espaço de cultura.

Só lembrando que em 2018 o Viola de Bolso apresentou dois projetos à administração municipal: um projeto intitulado “A Cultura tem futuro”, em que apresenta um Plano de Trabalho de curto, médio e longo prazo para o desenvolvimento - pela administração municipal - de programas culturais nos bairros, nas escolas e em locais já existentes, tais como: O CEU das Artes, entre o Parque da renovação e o bairro Itapuã; a casa de Cultura do bairro Boa Vista, chamada de “me ajude a ajudar”, além de ações nas escolas.
Na mesma direção, o projeto propunha também
retomar as mobilizações em torno da efetivação
do Sistema Municipal de Cultura, cuja fase importante era(e é{a construção do Plano municipal de Cultura, sob a responsabilidade do município, com um alcance de dez anos.

Para saber mais sobre o projeto acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=1V9vtVmOCok&t=25s
http://violadebolso.org.br/…/viola-de-bolso-apresenta-prop…/
http://www.blogdarosemarie.com/…/projeto-do-viola-de-bolso…/
http://violadebolso.org.br/cultura-tem-futuro/
http://violadebolso.org.br/…/cultura-tem-futuro-sera-proje…/
https://www.youtube.com/watch?v=Xh63Hzamr5A

Em seguida, fruto de um Chamamento Público intitulado Procedimento de Manifestação de Interesse Social (PMIS 01/2017), o Viola de Bolso Arte e memória cultural apresentou a sua proposta de projeto sociocultural{“A cultura como cidadania”} de acordo os itens do referido Procedimento público, no qual foram listada algumas entidades de cunho social, assistencial, desportiva e cultural, todas avaliadas e selecionadas como aptas a firmar parcerias com a administração municipal, tendo como base o já aprovado Marco Regulatório de Organizações da Sociedade Civil(MROSC), lei reguladora dos termos de parceria entre o estado e as entidades da sociedade civil.

Para conhecer o MROSC acesse ao link:
http://eunapolis.ba.gov.br/…/marcoregu…/arquivos/decreto.pdf

Passado 02 anos da apresentação dos dois projetos, a situação é a seguinte:
· O projeto Cultura tem Futuro, devidamente protocolado na secretaria municipal de Educação, nunca recebeu até hoje, uma resposta, um ofício ou manifestação informal sobre o pleito.

· Já o Projeto “A cultura como cidadania”, que é um projeto de apoio ao funcionamento do espaço cultural do Viola de Bolso, teve que ser reapresentado e readequado através de um novo Chamamento Público 04/2019, como o próprio número diz, publicado este ano e que até o momento passa por tramites burocráticos, que tentam nos desanimar ou fazer desistir da proposição.

Todas as informações sobre o projeto acesse:
http://eunapolis.ba.gov.br/concur…/marcoregulatorio/chama04/
Mas ainda acreditamos e não arredamos o pé.

Viola de Bolso,setembro - 2019.

Obs: quer conhecer e apoiar o Viola de Bolso, faça-nos uma visita.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp