Um campo de batalha chamado Serra da Canastra

Por: Revista / Bicicleta
06/07/2019 - 20:41:30

Matéria da Revista Bicicleta
Por: 
Alemão Silva e Breno Bizinoto

“Mais antigo que a Serra da Canastra” – esta é uma das expressões que você pode escutar ao caminhar pela terra do pão de queijo. E por falar em queijo, talvez você já tenha ouvido falar do Queijo Canastra.

Sim, a Serra da Canastra é mesmo antiga em termos geológicos que mostram um bioma extremamente desgastado pela ação do tempo com suas desafiadoras montanhas de Minas Gerais. E o desafio é, sem dúvida, o que fez este incrível parque nacional se transformar em um campo de batalha para os ciclistas mais ousados do país.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972. Dentro do parque está localizada a nascente histórica do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas.

A Cachoeira Casca D’anta pode ser acessada por cima ou por baixo, que são locais completamente distintos e que apresentam paisagens bem diferentes para o pedal.

O caminho para a parte alta passa pela tradicional subida da portaria de São Roque de Minas, sendo este o maior desafio que os atletas da Canastra Warriors enfrentaram nos 130 quilômetros da competição.

 

A competição teve largada na cidade de São João Batista da Canastra e percorreu 60 quilômetros por trechos ondulados e até alguns singletracks para chegar em São Roque de Minas – ponto crucial onde se iniciou a subida principal que tem 12 quilômetros de extensão.

É possível fazer a competição em uma bike gravel, apesar de não ser recomendada para os trechos de singletracks.

Quatrocentos e cinquenta atletas de todas as idades se aventuraram na competição que oferece também uma opção de 60 quilômetros para os que querem fazer uma distância menor. Esta segunda opção não passa pela subida principal, mas percorre as mesmas estradas preservadas do Parque Nacional.

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp