Lançamento: Guia de cicloturismo na Serra do Espinhaço

Por: Ascom / SPZ
18/06/2019 - 11:23:14

De Diamantina à Chapada Diamantina por ANTONIO OLINTO e RAFAELA ASPRINO, embaixadores de Aventura da Specialized

Foram 1.232,12 km de caminhos planilhados (228,21 km em pavimento e 1.003,91 km em terra) entre 24 municípios de 2 estados, em 2 regiões do Brasil (Sudeste e Nordeste), até os embaixadores Specialized Antonio Olinto e Rafaela Asprino lançarem o sétimo guia de cicloturismo no Brasil.
 
“No Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço propomos aos cicloturistas um verdadeiro circuito de aventura, que pode ser dividido livremente em etapas: cada um pode eleger quantos quilômetros deseja pedalar e em qual localidade será melhor descansar. O viajante poderá ir de Norte para Sul ou de Sul para Norte. Poderá fazer somente uma parte do circuito ou apenas a volta ao Parque Nacional da Chapada Diamantina. Entretanto, pela primeira vez, aconselhamos aos que desejarem, carregar equipamento completo para camping selvagem e viver todas as experiências que envolvem essa prática”, conta o casal que levou cerca de 5 meses de trabalho de campo para elaboração do guia.
 
O guia possui 56 mapas, 55 gráficos de perfil altimétrico e 81 planilhas com todos os detalhes relevantes do percurso, além disso você encontrará todas as dicas e informações para planejar e realizar uma viagem de aventura em bicicleta por 24 municípios entre a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, e a Chapada Diamantina, na Bahia.
 
“Em 2012, quando chegamos a Diamantina/MG, nos sentíamos aliviados ao concluir o Guia da Estrada Real Caminho dos Diamantes. Junto com o Guia do Caminho Velho, tínhamos mapeado minuciosamente todo o roteiro da antiga Estrada Real, desde Paraty/RJ. A satisfação pela conclusão dessa tarefa não durou muito, pois as belas montanhas que circundam Diamantina agiam como um verdadeiro convite à exploração e à aventura. Seis anos depois, tomamos o desafio de mapear um circuito que seguisse ao norte de Diamantina, não pelo famoso Rio São Francisco, nem pela concorrida costa litorânea; decidimos seguir pelo caminho que nos mantivesse o mais próximo possível da Serra do Espinhaço. Desconhecíamos totalmente a região do Espinhaço, sendo assim, traçar um circuito para uma viagem de bicicleta era uma incógnita que nos trazia o delicioso sabor da Aventura”, afirmam.
 
O Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço é um convite para percorrer caminhos entre montanhas, rios, cachoeiras, matas e parques em mais de 1.230 km de uma verdadeira aventura de bicicleta.
 
“Subidas íngremes, planícies arenosas e léguas tiranas irão testar seus limites físicos. A desolação e o calor extenuante lhe farão pensar muito sobre a razão pela qual escolheu viver tudo isso, mas a beleza exótica das paisagens e o carinho dos moradores locais irão justificar seu esforço”, concluem.

Confira as datas e os locais do lançamento nacional do Guia da Serra do Espinhaço

  • 20/06/2019 | ENCONTRO NACIONAL de CICLOTURISMO - Local: Espaço Araucária, próximo a Campos do Jordão/SP
  • 09/07/2019, das 19h às 22h | Curitiba/PR - Local: Cine Guarani
  • 21/07/2019, às 16h | Joinville/SC - Local: SESC Joinville
  • 05/08/2019, às 19h | Niterói/RJ - Local: Sede do CNM – Clube Niteroiense de Montanhismo
  • 06/08/2019, das 17h às 19h | Rio de Janeiro/RJ - Local: Renato Estrella Bicicletas
  • 07/08/2019, às 19h  | Rio de Janeiro/RJ - Local: CEB – Centro Excursionista Brasileiro

Locais com data a confirmar:

  • Florianópolis/SC
  • Timbó/SC
  • Brusque/SC
  • Volta Redonda/RJ
  • Recife/PE
  • Fortaleza/PE

Cicloturismo 

Olinto começou a pedalar em 1992, quando comprou uma bicicleta para “perder um pouco da barriga que acumulara” no tempo de faculdade e na vida de advogado. O exercício virou paixão, e no ano seguinte viajou para a Espanha com sua bicicleta na bagagem. Da Espanha foi para Portugal. De volta a Espanha realizou o Caminho de Santiago de Compostela. Ao final, decidiu pedalar até onde pudesse: 13 países da Europa, 01 da África, 09 da Ásia e 11 da América, retornando ao Brasil somente 3 anos e meio depois. Desde de 2007, ele e sua companheira Rafaela Asprino são as cabeças por trás do Projeto de Cicloturismo no Brasil, que pesquisa terrenos e mapeia rotas, produz artigos e filmes para incentivar pessoas a viajar de bicicleta em várias partes de mundo, alimentando o projeto com diversas obras, guias e rotas que foram pedalados lentamente, e que conhecem como se fossem códigos em seus DNA’s.

Ficha técnica

Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço
Primeira edição – ano 2019
Livro: 224 páginas + encarte, em papel reciclato certificado, formato 21 x 14,5 cm, com espiral
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=hm05FQBydbk
Valor promocional de lançamento: R$50,00 (+ frete)
Faça seu pedido pelo link: https://www.olinto.com.br/index.php/faca-pedido/

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp