Henrique Avancini é o 'Atleta da Torcida' na 20ª edição do Prêmio Brasil Olímpico

Por: Ascom / ZDL
19/12/2018 - 17:39:31

Evento foi realizado na noite desta terça-feira (18), no Rio de Janeiro. Avancini levou ainda o prêmio de melhor atleta do ciclismo mountain bike em 2018, o quinto em sua carreira

São Paulo (SP) - A melhor temporada da carreira de Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) foi coroada na noite desta terça-feira (18), com vitórias em dois prêmios na 20ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, realizado no Rio de Janeiro. Além de ter conquistado pela quinta vez o troféu de melhor esportista no ciclismo mountain bike (2013/2014/2015/2017/2018), o ciclista Shimano faturou o inédito prêmio de "Atleta da Torcida", com mais de 70% dos votos na eleição aberta ao público em geral.

Outros dez atletas competiram ao lado ciclista Henrique Avancini, natural de Petrópolis (RJ), na disputa do troféu de "Atleta da Torcida": a dupla do vôlei de praia Ághata e Duda; o ginasta Arthur Zanneti; a jogadora de futebol Marta; a judoca Erika Miranda; a atleta do handebol Eduarda Amorim; o nadador Bruno Fratus; a skatista Letícia Bufoni; o jogador de vôlei Bruninho Rezende; e o surfista Gabriel Medina.

"Havia ganhado o prêmio como melhor ciclista de mountain bike da temporada algumas vezes. Eu almejava conquistar resultados suficientes para me colocar em destaque no cenário esportivo brasileiro. Não no sentido de um objetivo pessoal, mas para ganhar voz e defender a nossa causa, demonstrar a nossa força. Sou só um indivíduo, mas fico muito feliz de representar a bike nesse momento e ter feito um ano bom que me coloca nessa situação. Assim a comunidade da bicicleta pode mostrar seu valor. É algo muito além de um reconhecimento de um resultado. É um momento bastante marcante para nós, ciclistas", disse Avancini.

"O nosso esporte vem tomando grande proporção. Atualmente tenho um programa na televisão que é a principal audiência do canal. Saímos muito na mídia aberta de uma maneira mais profunda e não apenas superficialmente. É um processo e acredito que este seja mais um passo na direção certa. Estamos caminhando positivamente e vejo isso com bons olhos. É o começo de uma jornada. Serei apenas o precursor, esperando que outros aproveitem esse impulso e façam o nosso esporte crescer ainda mais. Temos indústria e mídia de ciclismo bastante sólidas, além de competições muito bem organizadas, grandes eventos. E, hoje, nós temos também resultados de nível internacional", complementou o ciclista.

A temporada 2018 - Após iniciar o ano na quinta colocação do ranking mundial de cross country, sendo o quarto colocado no Campeonato Mundial de 2017, em Cairns (AUS), Henrique Avancini viveu uma temporada inesquecível. Encerrou 2018 na segunda colocação do ranking, ano em que o ciclista que teve sua bike equipada com o novo grupo Shimano XTR de 12 velocidades. Antes daquela que seria a cereja do bolo, o título de campeão mundial de Maratona MTB, conquistado dia 14 de setembro, em Auronzo Di Cadore (ITA), Avancini se destacou nas principais provas internacionais.

Conquistou o título inédito em uma etapa da Copa do Mundo, no Short Track em Vallnord (ITA), além de outros dois pódios nas disputas de Mont-Sainte-Anne (CAN) e La Bresse (FRA), com um segundo e um terceiro lugar, respectivamente. Foi quarto colocado nas etapas de Val di Sole (ITA) e Vallnord (AND) da Copa do Mundo no Cross Country Olímpico, e repetiu a quarta colocação no Campeonato Mundial, desta vez em Lenzerheide (SUI). Por fim, concluiu o ano conquistando o tricampeonato da ultramaratona Brasil Ride.

Ciclismo mountain bike no Prêmio Brasil Olímpico:

2018: Henrique Avancini
2017: Henrique Avancini
2016: Raiza Goulão
2015: Henrique Avancini
2014: Henrique Avancini
2013: Henrique Avancini
2012: Rubinho Valeriano
2011: Rubinho Valeriano
2010: Rubinho Valeirano
2009: Edivando Souza Cruz
2008: Rubinho Valeriano
2007: Rubinho Valeriano
2006: Jaqueline Mourão
2005: Jaqueline Mourão
2004: Jaqueline Mourão
2003: Jaqueline Mourão
2002: Jaqueline Mourão
2001: Marcio Ravelli
2000: Renato Seabra
1999: Adriana Nascimento

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu ao pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/

Informações para a imprensa:
ZDL Sports - Gustavo Coelho / Doro Jr. - Mtb 13209

E-mail: gustavo@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 11 9.8457-9699

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp