O Instituto Federal da Bahia - IFBA, antigo CEFET, está com inscrições abertas para 3.421 vagas gratuitas no Estado, em cursos técnicos e superiores. As inscrições são para o processo seletivo 2010 e serão feitas exclusivamente pela internet, até 4 de outubro.
O valor da taxa para nível técnico é de 30,00 reais e 55,00 reais para nível superior. Alunos que cursaram todo os ensinos fundamental e médio em instituições públicas tem direito a isenção parcial na taxa de inscrição, pagando apenas 3,00 reais para nível técnico e 5,50 superior.
As vagas são distribuídas em nove campi na Bahia. Na capital, Barreiras, Camaçari, Vitória da Conquista, Valença, Santo Amaro, Simões Filho, Eunápolis e Porto Seguro.
Os cursos técnicos são divididos em modalidades para quem já terminou o ensino médio – subseqüente -, ensino médio com modalidade profissional – integrado – e cursos profissionalizantes para jovens a adultos.
Em Eunápolis serão oferecidas 30 vagas para Ensino Médio Integrado Técnico em Informática, 30 vagas para Ensino Integrado com edificações , 40 para Ensino Médio Integrado Técnico em Meio Ambiente, 40 vagas para Superior em Licenciatura Plena em Matemática - Noturno, 40 vagas para Técnico em Enfermagem, com estágios .
Os candidatos que irão concorrem a vagas de ensino superior podem usar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Do total de vagas 50 % serão destinadas aos candidatos que optarem pelo Enem. A prova será 29 de novembro nos nove campi do Estado e contará com questões objetivas e redação.
O IFBA é reconhecido com os 5 melhores Institutos Federais do país, e possui sistema de cotas sociais. As vagas são distribuídas entre afrodescendente, indígenas e outras etnias