O maior coronel de Ilhéus tem um ataque do coração e morre no meio da praça, enquanto prepara uma nova armadilha para Mundinho Falcão.
Na reta final de Gabriela, novela das 23h da Globo/TV Bahia, que acaba no próximo dia 26, os dois principais coronéis vão se dar mal.
Jesuíno (José Wilker) será condenado pela morte de Sinhazinha (Maitê Proença) e Osmundo (Erik Marmo). Para surpresa da maioria da população de Ilhéus, o coronel sai algemado do tribunal e pega uma pena de 30 anos em regime fechado. Ainda por cima, para não correr o risco de jagunços o libertarem, ele é transferido para Salvador onde cumprirá a pena.
Depois, é a vez de Ramiro Bastos (Antonio Fagundes). O maior coronel de Ilhéus tem um ataque do coração e morre no meio da praça, enquanto aguarda o momento em que Melk (Chico Diaz) prepara uma nova armadilha para Mundinho Falcão (Mateus Solano). Com a morte dele, Melk desiste de matar o jovem e ainda oferece apoio em sua candidatura política.
Outros coronéis
Mas antes deles, Coriolano (Ary Fontoura) também vai sofrer. Na próxima semana, o coronel vai flagrar sua teúda e manteúda Glória (Suzana Pires) na cama com o professor Josué (Anderson Di Rizzi). Mas com medo, já que Jesuíno está sendo processado pela morte da esposa e do amante, o coronel decidirá não matar o casal. Os dois serão expulsos e Glória logo começa a procurar outro coronel para lhe dar boa vida. Já o professor acaba perdendo o emprego na escola.
Outro coronel que terá dias complicados pela frente é Amâncio (Genézio de Barros). No capítulo de hoje, Miss Pirangi (Gero Camilo) revela que ele é o seu misterioso amante. Parece que o único da trupe dos poderosos que vai se dar bem é Manoel das Onças (Mauro Mendonça), que em breve se casará com Zarolha (Leona Cavalli). Mas, claro que a sociedade ilheense ficará em choque com o fato.