A 5ª edição do Festival Jazz Trancoso começa nesta sexta-feira, dia 24 de janeiro e contará com a presença de Mateus Aleluia, cantor, compositor e pesquisador da musicalidade ritualística afro-brasileira. Sua participação acontece em uma data muito simbólica: o Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente, o que faz dessa celebração da negritude, da música e da diversidade, um espaço ainda maior para o diálogo e reflexão.
Mateus Aleluia é considerado uma das personalidades culturais mais importantes do Brasil atual e foi indicado ao Grammy Latino com o álbum ‘Afrocanto das Nações – Jêje’. Um dos maiores expoentes da Música Popular Brasileira e um dos criadores dos Tincoãs, considerado o primeiro grupo vocal a expressar, na história da Música Popular Brasileira, a herança cultural – musical e linguística – de diferentes povos africanos que aqui aportaram, o artista é uma das atrações mais esperadas do festival.
O Festival
Unindo música, cultura e ancestralidade, o Festival Jazz Trancoso é uma experiência inesquecível e que encanta moradores e visitantes, com uma programação gratuita, democrática e acessível, celebrando a diversidade musical em um dos destinos mais charmosos do mundo: Trancoso.
Realizado entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2025, o Jazz Trancoso, já se consolidou como parte do calendário cultural e turístico de Porto Seguro e região, e está na rota dos principais festivais de jazz do mundo. Este evento único ocorre em cenários emblemáticos como o Bosque e o Quadrado de Trancoso, misturando charme, história e arte. Durante os dias do festival, a música transformará o verão baiano em um espetáculo vibrante, conectando e inspirando todos que passarem por lá.
Programação
A programação deste ano reúne músicos locais, regionais e nacionais, com performances que transitam entre diversos gêneros musicais e exaltam a ancestralidade do jazz. Os artistas que estarão no palco do Jazz são “Trio Couro & Corda, Buranhém Choro Clube e o icônico Mateus Aleluia, no dia 24 de janeiro (sexta-feira). No dia *25 de Janeiro (sábado), Aldení Ramos & Viva Chorinho, Paixão Sul: Tango, Samba e Bossa, Pepe Semenzato e Super Jacks Jazz e Pedro Nezzo, acompanhado por alguns dos talentos musicais de Trancoso. Já no dia 26 de Janeiro (domingo) a Filarmônica Lyra Popular de Belmonte, se apresenta a partir das 16h.
Já às 17h do domingo, a Festa continua no Tutabar, com o músico Felipe Cerantola e convidados e gastronomia à beira-mar, em um cenário inesquecível. É importante frizar que para este evento é necessário fazer sua reserva. O contato é (73) 3668- 2840.
O Festival Jazz Trancoso é patrocinado pela Mastercard, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo de Porto Seguro e Prefeitura de Porto Seguro. Conta ainda com apoios fundamentais de parceiros como Nampur, Hotel Vila São João, Fasano, Tutabar, Restaurantes Ali na Janete, Favorito, Bonitto, Alegria, Calá e Divino, Embaixada da Paz, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Instituto Brasil Chama África.
BOX: PROGRAMAÇÃO
• Dia 24/01 – Sexta-feira | Local: Bosque
◦ 19h – Trio Couro & Corda: Michel Neves (bandolim), Sacha Bittar (pandeiro) e Iuri Bittar (violão).
◦ 20h – Buranhém Choro Clube.
◦ 21h – Mateus Aleluia
• Dia 25/01 – Sábado | Local: Bosque
◦ 18h – Aldení Ramos – Viva Chorinho.
◦ 19h – Paixão Sul: Tango, Samba e Bossa.
◦ 20h – Pepe Semenzato a Super Jacks" Jazz Trio
◦ 21h – Pedro Nezzo canta Caymmi com Músicos de Trancoso
• Dia 26/01 – Domingo | Local: Quadrado
◦ 17h – Filarmônica Lyra Popular de Belmonte