Por: Debóra do Carmo
A segunda apresentação da Orquestra Jovem Ecoar no Concerto da Primavera lotou o Teatro do Centro de Cultura de Porto Seguro, nesta sexta-feira, dia 11 de outubro e confirmou o sucesso de público e crítica do evento. A emoção tomou conta dos presentes que se despediram extasiados do espetáculo que trouxe a música clássica e encheu os corações – e os ouvidos – de músicas encantadoras.
Convidados a escrever – e cantar esta história, a soprano lírica Mya Suto, agraciou os presentes com um repertório erudito que contou com Ave Maria e Bambino Caro. Acompanhada da Orquestra e do tenor Marcus Dassuan, o dueto Pie Jesu arrancou lágrimas, enquanto Brindisi La Traviata, trouxe a empolgação e palmas.
A brasilidade musical ficou por conta de Clara Vieira, com Wave e Lisandra Satre, com Aquarela do Brasil. As potentes mezzosopranos ainda abrilhantaram a noite com um duo em Anunciação.
Show
Além de acompanhar todos os cantores, a orquestra ainda deu um show à parte. Iniciando com Primavera, de Vivaldi, os jovens e gigantes musicistas encantaram com New World Symphony, Gypsy overture, encheram a sala com Waltz nº 2, e divertiram a plateia com Dança húngara nº 5 e Can Can, que teve a participação do público nas palmas e na alegria.
Ao final do espetáculo, a Ecoar anunciou os próximos eventos que terão novamente o Centro de Cultura como anfitrião: em dezembro, nos dias 18 e 19 de dezembro, o Festival de Dança será a grande atração trazida pela entidade; já no dia 20 do mesmo mês, o Grande Concerto finaliza a temporada 2024 da Ecoar. Para o próximo ano, maio será marcado pela Camerata e nos dias 26 e 27 de setembro, para abrir a estação das flores, o Concerto de Primavera volta celebrar a música.
O Concerto de Primavera é uma realização do Instituto Ecoar Bahia, com organização e produção da Nordeste Serviços e Eventos e patrocínios de Restaurante Rabanete, Manito e Congrega Bahia / Katia Criscuolo, Portobello Hotéis e Resorts, PC Construtora e Incorporação, Best Western Shalimar Praia Hotel, Travessia Porto Seguro - Arraial D'ajuda, Revista Bacana, Oumato Buffet, Veracel Celulose, Cambuí Supermercados. O evento ainda conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e Ministério da Cultura.
BOX:
A palavra de quem viveu o Concerto da Primavera
“O espetáculo foi maravilhoso, foi muito bacana. A gente fica muito feliz com esse projeto, e com a apresentação extremamente profissional. Eu saio daqui tocado no coração e cheio de alegria. Parabéns a todos os envolvidos, principalmente a Carlinha, que dirige esse lindo projeto”
Cláudio Marcelo Machado Santos, 52 anos, patrocinador da Rede Soberano
“O meu filho faz parte da orquestra e acompanho há muitos anos o trabalho do Ecoar. A apresentação maravilhosa. É muito legal ver a evolução desses meninos, como eu vi a do meu filho. Eu acho que hoje é a culminância de um projeto que vem sendo feito há muitos anos com esses meninos. É muito emocionante ver o resultado de um trabalho tão bonito e sério como o da Ecoar. Desejo vida longa ao Ecoar e que muitos outros meninos possam subir nesse palco, como o meu filho subiu também”.
Joana Aranha, 43 anos, jornalista e mãe de participante da Orquestra Jovem Ecoar
“O concerto foi espetaculor, é sentimental, alegre, vivo. Mexe com a gente. Alegra, a gente fica emocionado mesmo, realmente. Para quem é pai ainda, é mais profundo. Você sente a emoção do filho. A minha filha é uma das violinistas que se apresentou. A apresentação foi emocionante”.
Wladimir Tavares Chaves, servidor público e pai de participante da Orquestra Jovem Ecoar
“Achei uma noite muito legal, por causa dos cantores e da Orquestra. Estar na Ecoar é uma experiência bem legal. Comecei no balé, fiz jazz e dança contemporânea, e há um ano toco violino”.
Alice Silva Satti, 10 anos, musicista da Orquestra Jovem Ecoar
“O espetáculo foi excepcional. É muito raro a gente ter a oportunidade de estar em um espetáculo como esse. A gente não tem muitos eventos assim aqui na cidade. Fui convidado por uma das alunas, atendi ao chamado e vim assistir essa apresentação maravilhosa. Já estou mandando mensagens para o meu filho, que mora aqui próximo, para que ele venha assistir o espetáculo amanhã, que eu sei que ele vai adorar também”.
Oldak Piedade Lirio, 51 anos, professor de matemática, no primeiro dia da apresentação
“Foi maravilhoso. Me emocionei muitas vezes. Foi lindo. É a primeira vez que vejo a música clássica pela Orquestra da Ecoar. Eu gosto muito de música clássica, algumas não conhecia e fiquei muito impactada. Agradeço pela oportunidade e noite maravilhosa”.
Ana Cristina Oliveira Ribeiro de Medeiros, 63 anos, aposentada
“Eu amei o espetáculo, lindo demais. É muito bom ver isso acontecendo na sua cidade, que não é capital, que é uma cidade pequena, e ver a cultura se movimentando assim. É muito lindo, emociona, ver os nossos jovens, nessa apresentação impecável. Fiquei emocionada. Eu sempre estou presente aos espetáculos da Ecoar, mas nunca tinha vindo um concerto como este e me surpreendi. Acho impressionante o trabalho da entidade, de forma como eleva a arte. Chega a aquecer o coração”.
Luana Matos Almeida Costa, 23 anos, estudante de artes