Ballet Dionée Alencar reconta trajetória de Ana Botafogo

Por: Hilda Rodrigues
08/05/2022 - 20:11:58

Nos dias 12 e 13 de agosto, o Teatro L´Occitane, em Trancoso, será palco de uma homenagem a um grande símbolo da dança e da cultura nacional: a bailarina Ana Botafogo. Através do espetáculo “Ana Botafogo: Palco e Vida”, 45 bailarinos da Academia Dionée Alencar irão recontar a rica trajetória da artista, que popularizou o ballet clássico, levando sua arte a diversos cantos do Brasil e do mundo.

A ideia do espetáculo - que leva o mesmo nome do livro escrito pelo pai de Ana Botafogo, Ernani Ernesto Fonseca – surgiu em um encontro da diretora da Academia Dionée Alencar e aquela que foi durante anos a primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. “Nos encontramos em 2021, em Itabuna, durante um festival, onde ela me disse que não estava dançando mais. Ana falou do livro escrito pelo pai e eu pensei: ‘ela vai parar de dançar e nós não vamos fazer uma homenagem a essa mulher, que dedicou sua vida à dança?’”, conta Dionée.

Chegada a desafios e precursora do ballet na Costa do Descobrimento, ela voltou para Porto Seguro e não tirou a ideia da cabeça. Até que conseguiu reunir bailarinos da sua Academia Dionée Alencar, alunos de escolas de dança de Eunápolis e Itabela, as coreógrafas Maria Teresa Gordilho e Carla Yoshida e a figurinista Ângela Polla, rumo a mais essa empreitada, que promete marcar a história da dança na região.


Trajetórias de sucesso
Em 2015, ao lado do dançarino Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo já havia sido convidada pelo Ballet Dionée Alencar para estrelar o espetáculo Dança Brasil, que durante dois dias superlotou o Teatro L´Occitane.  Mais um grande sucesso dirigido por Dionée, que começou a dançar aos 5 anos de idade e fincou sua bandeira em Porto Seguro. Aqui desde o ano 2000, ela celebrizou festivais de dança de final de ano, atuando em academias particulares e também em diversos projetos de inserção social. Dionée perdeu as contas de quantos alunos já passaram por sua mão, levando com eles a grande paixão pela dança.

Ana Botafogo também deu os primeiros passos no ballet aos 5 anos, no Rio de Janeiro e de lá partiu para grandes apresentações pelo mundo afora. “A história dela não cabe nas 900 páginas do livro. Ela popularizou o ballet clássico, dançou na rua e levou o ballet clássico para lugares onde a dança não chegava. Ela é humilde, carismática, ocupa todos os espaços e diminui a distância entre o público e o ballet”, resume Dionée. Desta vez, a plateia irá assistir a algo inusitado. “Será um espetáculo clássico, elegante, algo completamente inovador para Porto Seguro. O público e a própria Ana Botafogo vão se emocionar. Vai ser mágico”, adianta Dionée.

O primeiro lote de ingressos já está à venda. Mais informações pelo telefone (73) 3018-1777

Assessoria de Imprensa

Por: Hilda Rodrigues
Academia Dionée Alencar

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp