Escritora Rosane Jovelino lança livro Patuá

Por: Poeta Baiano
15/10/2019 - 21:36:31

O livro de poemas Patuá, da escritora Rosane Jovelino, será lançado neste sábado, 19 de outubro de 2019, 11h, durante a Festa da Ostra do Kaonge, distrito de Iguape,  Cachoeira-BA. Logo em seguida, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira - FLICA, acontece novo lançamento, desta vez no evento Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, na Casa do Governo – Fundação Hansen, dia 25 de outubro, às 17h.

O livro Patuá é composto por poemas de Rosane Jovelino e ilustrações de Fábio Haendel. Conta, ainda, com prefácio de Ana Paula Bouzas e apresentação de Cléia Costa dos Santos.

O livro será publicado pela Cartonera de Iaiá, que é uma editora pequena dedicada a encontrar soluções para a publicação da história, memória, ficção e poesia de escritorxs não inscritxs na lógica excludente do mercado editorial. Localizada no coração da cidade de Cachoeira (BA), a editora produz livros e zines a partir de processos artesanais e colaborativos. Para a oficina "Catadoras de poesia - livros de papelão e publicações independentes", as editoras e costureiras de livros Andressa dos Prazeres e Bárbara Uila propõem uma vivência de leitura, composição de arte das capas e costura/encadernação de um livro, tendo o papelão como matéria prima.

Patuá é a tessitura - tanto de notas vocais humanas e espirituais-, e a tecitura – esta, do tecer e entrelaçar os fios poéticos e as linhas invisíveis que amarram cada página, poema, capa, e as partes não vistas desta obra. O conjunto dessas duas construções, paralelas e entrelaçadas, formam ao que se convenciona chamar de livro.

Para além dos olhos, dos sentidos humanos, outros sentidos estão intrínsecos em Patuá. São as crenças, a fé, todas as experiências de divindades ancestrais que acompanharam e seguem na proteção das filhas e filhos de África nas diversas diásporas. E tentar descrever a alma desta obra é tentar conter os oceanos de conhecimentos de cada frase, cada segredo guardado nos parágrafos.

O melhor é mergulhar e sentir, o que for permitido, para cada leitor.

ROSANE VIANA JOVELINO – Brasileira, bacharela em Administração em Finanças pelas Faculdades Integradas (OLGA MEETIG-BA); especialista em Gestão Estratégica para Governantes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/INGÁ/UNIHIDRO-BA); consultora em comunidades tradicionais; técnica de nível superior da Secretaria de Administração do estado da Bahia (SAEB). Quilombola do Quilombo Kaonge, ativista quilombola: membro do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape; do Núcleo de Análise e Mediação de Conflitos – NuaMaC; do Núcleo de Mulheres Quilombolas Marias Filipas e da Comissão organizadora do Evento Festa da Ostra, apoio ao Núcleo de Desenvolvimento das Comunidades Quilombolas do Território do Recôncavo e Núcleos Produtivos. Atualmente, vem escrevendo artigos sobre as comunidades quilombolas do Vale e Bacia do Iguape. Vencedora em primeiro lugar da 15ª edição do Prêmio Servidor Cidadão – de Boas Práticas 2018, promovido pela SAEB; vencedora da bolsa SUR - Revista Internacional de Direitos Humanos, dentre as 03 (três) finalistas, para produção de artigo científico. Contribuiu na Elaboração do 1º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia e na Elaboração do 1º Plano Estadual para as Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia.

SERVIÇO


O quê: Lançamento do livro Patuá, de Rosane Viana
Quando: 19 e 25 de outubro de 2019
Onde: Festa da Ostra no Kaonge e Casa do Governo Hansen Bahia, em Cachoeira, respectivamente
Quanto: R$ 30
https://galinhapulando.blogspot.com/2019/10/escritora-rosane-jovelino-lanca-livro.html

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp