Concerto de encerramento da 5ª edição será no dia 13 de julho, com peças de Bach e Vivaldi

Por: Ascom / Musical
05/07/2019 - 11:09:35

Ingressos a preços populares já estão à venda

Bolsistas do Brasil inteiro iniciam a 5ª academia Canto em Trancoso neste sábado, 7 de julho e, após uma semana acadêmica de imersão, encerram com um concerto regido por Rolf Beck, maestro e diretor artístico da Chorakademie Lübeck, da Alemanha. A apresentação será no sábado, 13 de julho, às 18h30, no Teatro L’Occitane, em Trancoso, Sul da Bahia, quando os cantores irão interpretar as peças Magnificat, de Johann Sebastian Bach, e Gloria, de Antonio Vivaldi, juntamente com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

Pelo quinto ano consecutivo, o Canto em Trancoso, projeto do Mozarteum Brasileiro em parceria com a Chorakademie Lübeck, permite que jovens talentos do canto erudito se aprimorem e aprendam novas técnicas vocais com relevantes professores estrangeiros.

A academia obteve 145 inscritos de 14 estados do Brasil. Desses, 38 cantores foram selecionados para uma bolsa completa de estudos com profissionais estrangeiros. Eles recebem uma bolsa completa para uma semana de estudos em Trancoso (viagem área, transporte terrestre, hospedagem e alimentação); e de 7 a 13 de julho, terão aulas ministradas por grandes especialistas do gênero: o alemão Rolf Beck da Chorakademie Lübeck, Lucia Duchonová, mezzo-soprano eslovaca, o holandês Marcel Boone, professor da Hochschule für Musik, de Basileia (Suíça), e a holandesa Renate Arends, do Conservatório Real de Haia. No encerramento, serão anunciados os bolsistas que mais se destacaram, os quais ganharão uma bolsa adicional para mais um período de aperfeiçoamento na Alemanha, em 2020.

No concerto de encerramento, o público terá a chance de apreciar duas relevantes obras-primas do repertório vocal. As peças que compõem o programa da academia também são importantes para a evolução e aperfeiçoamento de cantores eruditos. Inicialmente escrita para ser lançada na véspera do Natal, Magnificat, de Bach, passou por mudanças após a data, para que pudesse ser interpretada em qualquer época do ano, como é caso da versão de Canto em Trancoso. Já Gloria, de Vivaldi, composta em 1715, é uma preciosidade da música barroca e uma das peças mais conhecidas do universo sacro.

Serviço

Magnificat”, de Johann Sebastian Bach e “Gloria”, de Antonio Vivaldi.
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Coro da Academia Canto em Trancoso
Rolf Beck, regente
Alunos solistas selecionados

13/07 (sábado) – 18h30 – Teatro L’Occitane – Estrada Municipal de Trancoso, km 19, s/n - Trancoso, Porto Seguro, BA - (73) 3668-1487

Ingressos: R$30,00 inteira e R$15,00 meia-entrada, pelo site do Mozarteum Brasileiro: https://mozarteum.byinti.com/#/ticket/eventInformation/oBOeen9BFhmeKDKMaNbD

Patrocinadores:

Lei de Incentivo à Cultura

Mantenedores: Grupo L’OCCITANE e EMS
Patrocinadores Ouro: Bradesco, Banco BNP Paribas
Patrocinador Prata: Garde Asset Management
Colaborador: Bonsucex
Apoio: Estadão, Teatro L’Occitane e Terravista Brasil
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cidadania, Governo Federal

Mozarteum Brasileiro

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de oito mil alunos passaram pelas masterclasses e 340 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.

Sobre a Chorakademie Lübeck

A Chorakademie Lübeck varia em tamanho, dependendo da obra a ser executada e do país onde se apresenta. Mas não varia na busca constante por novos cantores ao redor do mundo. Autônoma, identifica oportunidades para criar um novo e independente perfil, firmando-se como um pool de talentos que visa atingir a excelência. O coral está em seu melhor nível técnico desde 2002, quando começou como parte do Schleswig-Holstein Music Festival. Seus solistas simbolizam uma ideia internacional livre e unificada que vai além de fronteiras e diferenças raciais, motivada pelo senso de filosofia e processo criativo comum.

Sobre Rolf Beck

A magnífica première mundial de St. Luke Passion, de Penderecki, na Münster Cathedral da Alemanha em 1966, foi decisiva para o então jovem estudante de direito Rolf Beck perseguir seu entusiasmo pela música clássica. Após se formar advogado, ele começou a estudar com Helmuth Rilling e, em 1972, fundou o Marburg Vocal Ensemble, que logo ganhou vários prêmios nacionais e internacionais e se tornou um dos principais corais alemães. Beck também fundou o coral da renomada Bamberg Symphony Orchestra, que teve sucesso similar. Em 2002, como diretor artístico do Schleswig-Holstein Music Festival, criou uma academia coral, que participou de várias turnês na Alemanha e no exterior. Em 2014, o grupo se tornou a Chorakademie Lübeck.

Contatos de imprensa

Marco Dabus e Marina Pape
Press Services Soluções Integradas em Comunicação
+55 (11) 3627-9896 – marco@presscomunica.com.br
+55 (11) 3627-9894 – marina@presscomunica.com.br

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp