Por: Urbino Brito
O mercado do café encerrou esta quinta-feira (29/05) em forte baixa. A saca de 60 quilos do café arábica registrou queda de 1,08%, sendo negociada a R$ 2.397,62. Já o café robusta teve desvalorização ainda mais acentuada, de 2,53%, e passou a ser comercializado a R$ 1.426,93.
A pressão sobre os preços vem sendo puxada, principalmente, pela valorização do dólar frente ao real, que influencia diretamente o mercado interno, além das expectativas de uma safra mais robusta no Brasil, maior produtor mundial de café.
Além disso, o clima favorável nas principais regiões produtoras contribui para a perspectiva de boa produtividade, o que eleva a oferta e, consequentemente, pressiona as cotações.
O cenário atual acende o sinal de alerta entre produtores, cooperativas e agentes do setor, que acompanham de perto os movimentos do mercado internacional e seus impactos na formação dos preços no Brasil.
Fonte: Barsil 61 e Cepea