Festival internacional integra economia e cultura do cacau e chocolate

Por: Agencia/SEBRAE
27/07/2016 - 22:36:17

Com oferta de capacitações gratuitas, o Sebrae é parceiro do evento, que acontece até o dia 24 de julho, em Ilhéus

Por: Renata Smith

Ilhéus -
A abertura da 8ª edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, na noite de quinta-feira, 21, em Ilhéus, atraiu grande público para o Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, ponto turístico da cidade. Além de moradores da cidade e turistas, produtores e técnicos foram conferir as novidades do setor em 65 estandes de gastronomia, equipamentos e serviços. Entre eles estava o diretor de atendimento do Sebrae Bahia, Franklin Santos, que visitou a exposição das marcas integradas ao projeto Derivados de Cacau e Chocolate do Sebrae: Amado Cacau, Chor, Grupo dos Derivados (DECACHI), Maltez, Mestiço, República do Cacau e Sagarana.

O Sebrae é parceiro do evento desde sua primeira edição, em 2009. De acordo com o diretor, desde então, já é possível perceber os resultados alcançados pelas ações empreendidas junto aos produtores de chocolates finos. “Esse trabalho desenvolvido começou pequeno e hoje está sólido e preparado para novos desafios, tais como a criação de um modelo de negócio para crescimento mais rápido, a identificação de um canal de distribuição dos produtos e uma ação para fazer o cliente compreender o valor do cacau produzido em Ilhéus”, explicou. Para a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, “o trabalho do Sebrae junto aos produtores foi produtivo porque encontrou terreno fértil para as ações de capacitação em gestão”.

Por meio da parceria firmada com o festival, o Sebrae realiza no local uma série de clínicas tecnológicas (consultorias coletivas) gratuitas com o tema central “Aprendendo tudo para entrar no negócio”, com a participação dos melhores especialistas do Brasil. Os interessados em participar podem se inscrever e conferir a programação no local do evento. Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Ilhéus, pelo telefone (73) 3634-4068.

O festival acontece até este domingo, 24, das 9h às 22h. A entrada é gratuita.

Festival de atrações

Com a participação de importantes marcas regionais, nacionais e internacionais de chocolate gourmet, o Festival Internacional inclui uma grande feira para exposição de cacau e derivados, além de cursos, palestras, competições gastronômicas e esportivas, visitação a fazendas de cacau e shows com artistas regionais e nacionais, a exemplo de Djavan, que fez o show de encerramento do primeiro dia do festival.

No pavilhão de feiras, os visitantes também podem conferir e comprar produtos da economia criativa nos estandes de artesãos dos bairros Hernani Sá e Pontal. São itens diversos, como objetos de decoração, roupas, doces e literatura de Cordel, esta produzida pela artista e escritora Janete Lainha. “Falar sobre a história do chocolate é falar sobre a própria história de Ilhéus com seus saberes e sabores”, contou.

O artesão Henri Gomes explica que o grupo criativo do bairro criativo Hernani Sá participa pela terceira vez do evento, este ano com 12 expositores, e destaca a importância do encontro para a divulgação e venda dos produtos. “Além da venda direta durante o evento, também fazemos contatos para negócios futuros”, completou.

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau teve grande crescimento desde 2009, em sua primeira edição, saltando de três para 25 marcas participantes, de 13 para 65 estandes e de 6 mil para 30 mil visitantes. Na última edição, mobilizou R$ 10 milhões em negócios.

O evento é uma realização da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Biofábrica do Cacau, MVU Promoções, Costa do Cacau Convention Bureau, Bahiatursa e Secretarias Estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Rural.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4558 / 3444-6811 / 99222-1612 / 98263-0835
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2024 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp