Segundo José Carlos, secretário municipal de agricultura, esta unidade de distribuição de mudas da Biofábrica que fica sediada em Itabuna, distribuirá mudas certificadas de cacau, café, árvores frutíferas, árvores ornamentais e para arborização de ruas e etc. A implantação desta unidade é uma parceria do município com o governo do estado visando atender aos pequenos produtores que poderão adquirir até 1000 (mil) mudas a preços quase simbólicos, já que hoje uma muda de cacau custa em torno de 0,45 à 0,75 centavos nas unidades da biofabrica sendo que em qualquer outro lugar ela custará bem mais caro.As mudas são produzidas na Biofabrica em Itabuna.
Esta unidade de Eunápolis, distribuirá mudas das seguintes espécies, cacau, cupuaçu, graviola, pau Brasil, açaí, goiaba e palmeira imperial. Segundo José Carlos, todas as mudas de cacau são clonadas e resistentes a vassoura de bruxa. Em seguida o secretário de comunicação da prefeitura de Eunápolis, Willy Hafner, fazendo o papel de chefe de cerimônia convidou as autoridades presentes para compor a mesa, ficando assim formada: Dr. Moacir Lima, diretor da Biofabrica, Dr. Cloildo Guanaes Mineiro, chefe de extensão da Ceplac, José Carlos Lasmar, secretário de interior e abastecimento, Dra. Ana Torquato, superintendente da secretária de estado do desenvolvimento social e combate a pobreza.Em seguida passou a palavra para o Dr. Moacir Lima, que afirmou ser esta realização fruto do trabalho de todos e principalmente do grupo que apóia o prefeito que num esforço muito grade que já vem desde 2006, esta reivindicação do município e que veio se concretizar agora no governo Wagner. Este centro de distribuição de mudas tem uma capacidade para 12 mil plantas mais tem o suporte de um grande centro de produção que pode produzir e distribuir 12 milhões de plantas por ano para todo o estado da Bahia.
Segundo o Dr. Moacir a implantação desta unidade é fruto de esforços de Valmir Assunção, Geraldo Simões, o prefeito de Eunápolis, o ex-secretário de agricultura Pedro Bonomo e também do atual José Carlos Lasmar. Segundo afirmou, a grande missão do viveiro é distribuir mudas para aquele pequeno agricultor que só pode comprar pequenas quantidades e não tem condição de se deslocar para grandes distâncias e estava ficando fora da renovação que está sendo feita na agricultura do estado da Bahia. Salientou ainda que ele e o Dr. Cloildo estavam vindo de Itamaraju do lançamento do plano de aceleração do crescimento PAC, onde o governo do estado irá investir 54,95 milhões só na produção de mudas que serão distribuídas a custo zero para a agricultura familiar. Serão 56 milhões de plantas que serão distribuídas a apartir deste ano de 2008 até 2016. Em seguida Willy Hafner convidou a todos para o descerramento da placa e dando assim por inaugurada a unidade de distribuição da cidade de Eunápolis.
Texto: Evandro Lima
Fotos: Urbino Brito