CNA estima prejuízos em áreas rurais

Por: NossaCara.com
28/04/2010 - 22:55:45

Por: Teoney Guerra, com informações de O Globo

Em resposta às mobilizações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que há duas semanas promove o Abril Vermelho, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou estimativa ontem informando que os conflitos agrários em quatro estados — Pará, Maranhão, Bahia e Mato Grosso — podem ter provocado um prejuízo anual de R$ 9 bilhões para os produtores. Segundo a entidade, esse valor equivale a cerca de 35% do saldo da balança comercial do país em 2009.

Os dados da CNA têm como base a estimativa no faturamento bruto anual da atividade agrícola, gerada pela existência de 4,6 milhões de hectares de terras em litígio agrário nos quatro estados. Segundo a CNA, as ocupações dos sem-terra nos quatro estados poderiam ainda provocar perdas de R$ 1,3 bilhão na arrecadação de tributos federais e estaduais e gerar a perda de 50,8 mil empregos.

A estimativa leva em conta dados de até o final de março de 2010, resultado de cálculos feitos pelo Observatório das Inseguranças Jurídicas no Campo, lançado pela CNA em fevereiro, com o objetivo de monitorar em todo o país “as ameaças ao direito de propriedade no meio rural e mensurar os danos causados à sociedade brasileira”.

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp