Comitiva de Itabela traz cerca de 20 pessoas ao Agrocafé, em Salvador na Bahia

Por: NossaCara.com
16/03/2009 - 23:31:27

Cerca de 20 pessoas de Itabela, no extremo sul da Bahia, participam do 10º A comitiva de Itabela preenchendo o cadastro de hóspedes na recepção do hotel Agrocafé – Simpósio Nacional do Agronegócio Café, realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador na Bahia.  Este ano, o evento abordou “O Alvo é a Renda do Produtor”, dando ênfase aos fatores que elevam de maneira absurda os custos da produção, diminuindo cada vez mais o lucro do cafeicultor. Itabela se destaca na Bahia como maior produtor de café tipo Robusta (Conilon) com mais de 300 mil sacas/ano, representando sozinho 50% de toda a produção regional, que é a maior do estado no tipo conilon, e por essa posição de destaque, não poderia faltar num evento desta importância. A caravana de Itabela, que veio a Salvador com apoio da prefeitura local, é composta de três secretários: Edinaldo Silva Torres (Agricultura); Rafael Martins Ribeiro (Planejamento) e Sidivaldo Pereira Martins (Meio Ambiente), doDa esq/direita Sr. Placídio, José Sossai e o vereador Renaldo Porto presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Leonir Sossai; do vice-presidente, Idalício Martins Viana, do vereador Renaldo dos Santos Portos; Ednardo de Moraes Oliveira, do Viveiro São Francisco e Ricardo Covre (Plant Flora) e mais alguns produtores como: Alber Ruslan; Ednardo de Moraes; Fabrício Soares Silva; José Lino Covre; José Luis Sossai; José Wiles Grassi; Leonir Sossai; Marcos Guerra; Maria Virgens Covre; Paulo Roberto Grassi; Placídio Pinto Vieira; Rogério Bassete; Romeu Guerra; Urbino Brito dos Santos (jornal eletrônico www.nossacara.com) e Warley Pires.

O café itabelense não deixa nada a desejar ao do resto do país no que diz respeito à qualidade, na qual envolvem a produção de mudas, o plantio, irrigação de alta tecnologia, topografia mecanizável e pulverização aérea, por isso participa ativamente de congressos e eventos relacionados ao setor.

Abertura do evento

Da esq/direita Ednardo Moraes (Ceará do viveiro São Francisco) Idálicio Viana (produtor rural)  e Rafael Martins Ribeiro (secretário Planejamento) O Simpósio foi aberto oficialmente na manhã desta segunda-feira (09), e segue até o dia 11 de março.  Várias autoridades marcaram presença durante a abertura oficial do simpósio, destaque para o ministro da Integração Social, Geddel Vieira Lima, o governador do Estado da Bahia Jacques Wagner (PT/A); secretário Estadual de Agricultura da Bahia, Roberto Munis, o presidente Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), João Martins Júnior, o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo; secretário de Agricultura do Estado de Minas, Gilmam Viana; o presidente do Centro de Comércio de Café da Bahia, Silvio Leite, entre outros.

Para o presidente da Assocafé, João Lopes de Araújo, entidade realizadora do Da esq/direira Edinaldo Silva Torres (secretário de Agricultura) ao centro Rafael Martins Ribeiro (secretário de Planejamento) com o ministro Geddel Vieira Lima evento, o Brasil possui uma grande variedade de sabores de café e mostra avanço no processo de pesquisas no setor cafeeiro, mas o produtor ainda não tem a rentabilidade necessária com a produção. Segundo ele, por isso, o tema escolhido para o Agrocafé 2009 foi à renda do cafeicultor. “O mercado está cada vez mais exigente, mas o produtor ainda não ganha dinheiro. Em 1994, o preço pago por uma saca de café de 60 quilos era R$ 200,00, em 2009, 15 anos após, o preço conseguido na saca é de R$260,00, o que corresponde a 30% de aumento; enquanto isso o valor os insumos foram reajustados em mais de 400%”, afirma.

Martins Ribeiro (secretário de Planejamento) com o ministro Geddel Vieira Lima Araújo continua, dizendo que, com isso, o produtor está descapitalizado e vive em constante renegociação de suas dívidas. Para ele, uma alternativa para alavancar o setor é investir mais na bebida e menos na commodity, agregando mais valor ao produto. “O marketing do produto no exterior também deve ser difundido. Devemos deixar para traz a Alemanha, que não produz nem se quer um pé de café, e ainda é o maior exportador do produto no mundo”, acrescenta.

Com relação à cafeicultura na Bahia, Araújo afirma que o estado é o mais individualista e conseqüentemente, o mais fragilizado.

O Agrocafé é realizado pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé); Centro de Comércio do Café da Bahia (CCCBA); Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e Senar/BA. O evento é patrocinado pelo Governo da Bahia; Banco do Brasil; Viça Café; Desembahia; Banco do Nordeste; SEBRAE/BA; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Petrobrás.

Mais informações podem ser obtidas através do site: www.agrocafe.com.br ou pelo telefone: (71) 2106-6600.

Por: Lílian Rodrigues – Jornalista
Email:
lilianrodrigues@hotmail.com
VGA Assessoria e Comunicação
Contato: (35)9973-9474


Nossos agradecimentos à Prefeitura Municipal de Itabela e a secretária Municipal de Agricultura ao Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela e à Pianna Rural, que nos proporcionaram mais esta cobertura a nível nacional

Comitiva de Itabela reunida batendo papo antes de começar o Simpósio Comitiva de produtores de Itabela
Da esq/direita José Lino Covre, o vereador Renaldo Porto, Coser  e José Sossai

 

 

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp