Criação da Câmara Técnica do Café deve revitalizar setor cafeeiro baiano

Por: NossaCara.com
10/03/2009 - 17:50:09

Os problemas do setor cafeeiro nacional e estadual e os incentivos aos pequenos e médios produtores serão discutidos na décima edição do Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé) até amanhã.


A solenidade de abertura do evento, ocorrida ontem no Gran Hotel Stella Maris Resort, reuniu produtores e empresários do setor.

Para revitalizar o agronegócio cafeeiro da Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), articula a criação da Câmara Técnica do Café, que deverá traçar estratégias para melhorar a qualidade do produto.

O objetivo é ampliar a produção do café fino, que já tem grande aceitação no mercado nacional e internacional.

Para isso, estão sendo adquiridos equipamentos para trabalhar com a pós-colheita, como despolpadeiras e secadores, que viabilizam o beneficiamento, além da renovação de cafezais.

"Na Câmara Técnica buscaremos alternativas comuns para os agricultores e para o governo. A cafeicultura baiana envolve mais de 10 mil famílias e com a sua ampliação podemos agregar valores", enfatizou o governador Jaques Wagner.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes Araújo, a produção de café na Bahia está estagnada há quatro anos, permanecendo com 2,5 milhões de sacas por ano.

Ele acredita que a assistência técnica da câmara pode contribuir com o aumento da produção, possibilitando melhorias principalmente nas plantações dos pequenos agricultores, que não têm recursos para contratar agrônomos.

A criação da Câmara Técnica é uma exigência do Conselho Nacional de Política Agrícola, devendo ser cumprida por todos os estados brasileiros.

Com esta ferramenta, os agricultores de pequeno e médio porte poderão aprender sobre a melhor maneira de adubar a terra, como deve ser feita a colheita e a torrefação, princípios básicos para a qualidade final do produto.

Revitalização

As propriedades produtoras baianas estão estimadas em 10 mil, das quais 50% são de pequenos produtores, 40% de médios e apenas 10% são consideradas grandes. Desta última, apenas 5% apresentam áreas superiores a 100 hectares, concentradas no oeste, onde a atividade é empresarial.

O Agrocafé é realizado pela Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé); Centro de Comércio do Café da Bahia (CCCBA); Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia(FAEB) e Senar/BA. O evento é patrocinado pelo Governo da Bahia; Banco do Brasil; Viça Café; Desembahia; Banco do Nordeste; Sebrae/BA; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Petrobrás. Mais informações podem ser obtidas através do site:
www.agrocafe.com.br ou pelo telefone: (71) 2106-6600.

Nossos agradecimentos à Prefeitura Municipal de Itabela e a secretária Municipal de Agricultura ao Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela e à Pianna Rural, que nos proporcionaram mais esta cobertura a nível nacional


Por: Lílian Rodrigues – Jornalista – MTB 07671-JP
Email:
agrocafe2009@gmail.com
lilianrodrigues@hotmail.com ou lilianaquino@gmail.com
VGA Assessoria e Comunicação
Contato: (35)9973-9474

PUBLICIDADE

Últimas Notícias



PUBLICIDADE

Copyright © 2003 / 2026 - Todos os direitos reservados
NossaCara.com é propriedade da empresa Nossa Cara Ponto Comunicações e Serviços Ltda.
CNPJ: 07.260.541/0001-06 - Fone: (73) 98866-5262 WhatsApp